80 Anos para Jerry Lee Lewis!

Pelo confrade Marcelo Rezende.

Confraria Floydstock

Terça, 29 De Setembro De 2015 ás 03:25

80 Anos para Jerry Lee Lewis!

80 Anos para Jerry Lee Lewis!

Há 80 anos nascia em Ferriday, Lousiana, Jerry Lee Lewis. “The Killer”, como ficou conhecido devido ao estilo incomparável de tocar piano, é atualmente o único remanescente dos primórdios do Rock and Roll em atividade. Recentemente saiu em turnê e até foi homenageado por Robert Plant e Ringo Star, com direito a bolo e parabéns no palco.

Com quase seis décadas de carreira, Jerry Lee Lewis teve a vida ligada a ícones do Rock, como Elvis, Johnny Cash entre outros. Uma outra curiosidade, Jerry Lee é primo do famoso pastor evangélico Jimmy Swegart, um dos pioneiros em transformar pregações em show bussiness. Lewis cresceu influenciado pela música negra, em especial o blues e o R&B, além do country típico da região onde nasceu.

Com a venda de Elvis para a RCA, a lendária gravadora Sun Records precisava de um novo ídolo e foi ai que entrou em cena “The Killer”. Em apenas 18 meses de carreira, Lewis vendeu mais de 25 milhões de cópias, com sucessos como: “Great Balls of Fire” e “Whole Lot-ta Shakin’Goin’on”. Durante esse período Elvis estava no exército, o que fez com que o pianista vivesse seu período de reinado absoluto.

Em 1958 Jerry Lee saiu em excursão pela Inglaterra, e em maio do mesmo ano a imprensa britânica tomou conhecimento do casamento de Lewis, com sua prima, Myra Gale Brown, na época com 13 anos de idade.

A sociedade inglesa foi implacável e condenou o astro, cuja turnê naufragou antes do fim. Esse acontecimento foi retratado na cinebiografia do artista lançada em 1989, com destaque para a brilhante atuação de Denis Quaid, no papel de Jerry Lee e Winona Ryder no papel de Myra Gale. O filme “Great Balls of Fire” chegou ao Brasil com o nome “A Fera do Rock” e contou com a participação do próprio “The Killer” na trilha sonora.

Outro acontecimento que vale relembrar, e é também retratado no filme, foi quando, em turnê, Jerry Lee Lewis teria que abrir o show para Chuck Berry, na época com disco à frente de Lewis nas paradas de sucesso. O pianista de pavio curto aceitou abrir o show, porém numa apresentação enfurecida, incendiou o piano no palco e levou a plateia à loucura. Ao passar por Chuck Berry, irônico, Jerry Lee disse: “Vai lá campeão! O show é seu!”.

Hoje Jerry Lee Lewis segue cantando e martelando seu piano levando fãs à loucura, da mesma maneira que fazia na década de 1950. Certa vez, questionado pelo primo pastor, se ficaria no pecado cantando Rock and Roll, Lewis respondeu: “Se vou para o inferno, irei tocando piano”.
Jerry Lee Lewis Rocks!

Porque música é assunto para a vida toda!

Fonte: Página Confraria Floydstock

https://www.facebook.com/confrariafloydstock/photos/a.766963640086543.1073741828.766934636756110/835258853257021/?type=3&theater


Confraria Floydstock

Uma reunião de confrades, oriundos de um grupo de whatsapp, afim de cultuar, divulgar e debater boa música! Porque música é assunto para a vida toda!

Site: http://www.facebook.com/confrariafloydstock

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202