Política de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul

Frederico Valente

Sábado, 26 De Agosto De 1995

Política de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul

Política de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul

De: Frederico Valente

Para: SOMA
Boletim Científico da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
UFMS

Não é segredo para ninguém as dificuldades financeiras por que passa nosso querido Mato Grosso do Sul. Por conseqüência, e não há como ser diferente, apesar de todos os esforços do Governador Wilson Martins, também a  Ciência e Tecnologia sofre com essa situação.

No entanto, podemos afirmar e comprovar, nunca se investiu tanto nessa área como neste ano de 1995. Isso não quer dizer que estamos aplicando a política que pretendemos para nosso Estado, ao contrário, o Governador pouco depois de assumir, promoveu em seu gabinete, uma reunião com os Conselheiros do CECITEC, e pediu que se criasse um grupo de trabalho para estudar e propor uma política para a ciência e tecnologia a ser aplicada por seu governo, uma vez que deseja prioridade para isso.

Esse grupo vem trabalhando e já tem levantadas as linhas básicas a serem levadas a discussão em um seminário ou um workshop, a ser promovido brevemente.

Por outro lado o que já liberamos em 1995 até julho, demonstra que iremos ultrapassar todos os governos anteriores já no mês de outubro.
 
Isso sem contar nossas ações na área da INTERNET, cujos testes deverão  iniciar imediatamente, e que teve uma articulação especial do Governador Wilson Martins junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia,  através do Ministro Israel Vargas, que veio a Mato Grosso do Sul especialmente para apoiar a instalação do Ponto de Presença da INTERNET em Campo Grande.

Aproveitando sua vinda, o Ministro assinou convênio com o Governo do Estado, para fornecimento de recursos para bolsas de estudos  para alunos dos cursos de pós graduação, que serão liberados a partir do próximo ano.
É importante ressaltar aqui a participação especial da UFMS, que vem trabalhando a vários anos para instalação dessa rede em Mato Grosso do Sul, e cuja experiência foi fundamental para a agilidade do processo, e será  muito mais a partir do inicio do seu funcionamento, pois a administração da rede será feita pela equipe da UFMS, através dos técnicos da área de computação.

Muitas outras parcerias do atual governo com a UFMS, estão em andamento, e podemos citar como das mais importantes, a Comissão conjunta UFMS/Governo do Estado, nomeada para propor a solução técnica e jurídica para administração conjunta do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Essa proposta está em fase final de elaboração e a UFMS deverá ser  a administradora do Hospital.

A experiência da aplicação da matriz GUT na universidade  foi levada também à equipe de governo, a pedido do próprio governador, e teve a melhor repercussão, permitindo nesse momento de crise, identificar as principais dificuldades da administração e hierarquizar as ações no sentido de soluciona-las.

Essa parceria se dá fruto da identificação de propósitos entre a atual direção da UFMS e a administração estadual, que reconhece estar na área acadêmica os melhores especialistas e as principais cabeças pensantes do Estado.

Frederico Valente

Engenheiro, especialista em gestão pública, foi secretário de Estado de Planejamento

E-mail: valente@campogrande.net

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202