Animação nacional “O Menino e o Mundo” é atração gratuita do Cinema (d)e Horror

Sexta, 28 De Agosto De 2015 às 09h37

Animação nacional “O Menino e o Mundo” é atração gratuita do Cinema (d)e Horror

Animação nacional “O Menino e o Mundo” é atração gratuita do Cinema (d)e Horror

O projeto Cinema (d)e Horror, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe na próxima quarta-feira (2 de setembro) a animação brasileira “O Menino e o Mundo”.

A sessão acontece gratuitamente, às 19 horas, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

“O Menino e o Mundo” (2014/Brasil/Animação/85’/Livre) tem direção de Alê Abreu e conta a história de um menino que sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas, bichos e seres estranhos. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Os traços desta animação brasileira sugerem a ingenuidade, a infantilidade. O personagem principal é desenhado com um rabisco simples, em 2D, sobre espaços brancos remetendo a folhas de papel. A evolução do cinema animado tem sido cada vez mais associada ao desenvolvimento tecnológico, de modo que assistir a “O Menino e o Mundo” provoca uma surpresa. Enquanto as grandes produções buscam os traços realistas (como o cabelo ultra natural do príncipe de Shrek, ou a grande expressividade do robô Wall-E) para compor mundos mágicos, este filme faz o caminho inverso: usa traços que beiram o surreal para falar de um Brasil bastante palpável e contemporâneo.

O mediador dessa sessão será Marcos Roney, acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade Fderal de Mato Grosso do Sul. Em seu oitavo ano de atividades, o cineclube Cinema (d)e Horror começou com uma equipe de acadêmicos do Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS que estudava a categoria “Horror” no plano da literatura e da cultura contemporânea.

A iniciativa trouxe bons resultados e se expandiu além do espaço universitário. Atualmente os participantes são de organizações e áreas diversas, que promovem diversas atividades voltadas ao cinema e a cultura audiovisual. Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ou convidados especiais e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202