Dia Internacional da Mulher terá programação especial na Educativa FM 104,7

Sexta, 06 De Março De 2015 às 16h13

Dia Internacional da Mulher terá programação especial na Educativa FM 104,7

Dia Internacional da Mulher terá programação especial na Educativa FM 104,7

No dia 8 de março, data consagrada mundialmente à mulher, a programação será especial na rádio Educativa FM 104. A superintendente de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja Roca se reuniu com o diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, para falar das ações do governo e foi informada sobre a homenagem da RTVE.

Para marcar a data, a 104 FM vai divulgar informações de interesse da mulher e também dicas para os ouvintes sobre formas de homenagens e presentes.

“A programação, tanto musical quanto informativa, será mais focada às questões que envolvem a mulher. Vamos abordar as conquistas e também falar das inquietações e o compromisso das instituições em garantir segurança e qualidade de vida para a mulher”, destaca a gerente de conteúdo da Educativa FM, jornalista Neiba Ota.

“O Governo do Estado está empenhado em desenvolver ações de valorização e de apoio à mulher, que ainda luta para acabar com injustiças e desigualdades, apesar dos avanços e conquistas”, diz Luciana Roca.

Para a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, em que pesem as conquistas, “é preciso combater ainda mais a violência, considerando que no país houve uma queda nos índices, mas os níveis de violência cresceram em Mato Grosso do Sul, de acordo com as estatísticas”.

História - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executarem o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202