Blues Bar: três anos de uma trajetória de sucesso

Há três anos nascia um bar que, em pouco tempo, tornou-se um marco de boa música. De lugar de encontro de amigos, tornou-se uma grande casa de shows

Guto Oliveira

Blues Bar - Terça, 17 De Janeiro De 2017 às 15h21

Blues Bar: três anos de uma trajetória de sucesso

Blues Bar: três anos de uma trajetória de sucesso

Há três anos nascia um bar que, em pouco tempo, tornou-se um marco de boa música. Era para ser um lugar de encontro de amigos dispostos a ouvir um bom blues, segundo conta Ivan Torres, um dos proprietários, junto com os sócios Edson Torres e Oziel Silva (Zé), e no dia 17/01/2014 abriu suas portas para começar a escrever uma bela história.

Durante um tempo, até conseguiram o intento de serem pequenos, mas a casa tinha uma aura tão boa que o sucesso foi tomando conta do lugar e cada vez mais pessoas vinham conhecer o bar rústico na decoração, com palco pequeno ao lado do bar, uma grande varanda aberta e uma área reservada para o estacionamento de motocicletas bem na entrada. Mais do que conhecer, as pessoas tornaram o Blues Bar o seu ponto de encontro, na época era a pré-balada, porque o bar encerrava cedo (por volta das 23h).

A frequência cada vez maior fez com que um lugar mais amplo fosse necessário e o Blues Bar mudou de casa em setembro/2014, inaugurando uma fase de mais glamour, pois era próximo ao Shopping Campo Grande, sem perder a essência de rock e blues. Várias bandas passaram pela casa, artistas locais, nacionais e internacionais que contribuíram para a consolidação do bar neste período.

Pouco depois de se instalarem na nova casa, uma tragédia pegou a todos de surpresa: Edson Torres, irmão do Ivan e sócio da casa, sofreu um acidente numa madrugada de dezembro, vindo a falecer no dia 14 de dezembro daquele ano. Extremamente gentil, alegre, íntegro, Edson era dessas pessoas que todo mundo gostava logo de cara, com seu jeito brincalhão e amável de ser. Foi um duro golpe para a família e os amigos. Como forma de manter viva a memória desse cara fantástico, um canto do Blues Bar atual presta-lhe uma homenagem permanente, com sua motocicleta exposta e que integra perfeitamente a decoração da casa.

Depois de um tempo, pressionado por uma legislação pífia e por conta da insatisfação dos vizinhos, o bar fechou por um tempo, adequando-se às exigências da prefeitura. Mesmo tendo feito tudo o que foi pedido, com isolamento acústico que não permitia o vazamento do som nem para a calçada do bar, a casa retornou com um alvará provisório de 30 dias e depois disso a licença não foi mais renovada.

Uma nova batalha se iniciava, para encontrar um local que pudesse abrigar um público extremamente fiel, composto de pessoas que se tornaram uma família na casa. Enfrentando dificuldades e mesmo desgostosos com toda a situação vivida, também agravada pela ausência do irmão e amigo Edson, os sócios Ivan e pensaram muitas vezes em desistir do negócio, mas os amigos prestaram apoio e conseguiram que eles mantivessem acesa a chama do bar.

Surgiu, então, a oportunidade de levar o bar para um antigo reduto sertanejo, o Coyote Bar. Com uma estrutura muito boa, a casa precisava de pequenos ajustes para torná-la mais blueseira e rockeira e com mudanças na decoração, o Blues Bar foi ganhando um estilo mais adequado e tornando-se uma casa de shows digna da cidade e dos artistas que se apresentam, bem como agradável e aconchegantes para o público.

Em agosto/2015, depois de investir nas mudanças necessárias, o bar abriu as portas com um show que faz jus ao nome da casa: Greg Wilson, um blueseiro americano radicado no Brasil, vocalista da banda Blues Etílicos apresentou-se em uma fantástica noite de muito blues. Além do convidado de honra, duas bandas locais abriram o show do mestre Greg: a Blue Company e a Shuffle 67. A noite do blues foi sensacional e marcou o retorno definitivo da casa, que já é referência na história da música de Mato Grosso do Sul.

Outra característica muito forte na casa é a sua veia solidária: vários eventos beneficentes já aconteceram no local, com total apoio da família Blues Bar, tanto que já existe um dia que é reservado para estes eventos, chamado de Quarta Solidária.

Já são incontáveis os artistas que abrilhantaram a casa nestes anos de Blues Bar e seria inconsequente tentar nomear todos, correndo o risco de deixar algum de fora. O que realmente importa é que hoje a cidade conta com uma ótima casa de shows.

Parabéns, Blues Bar, vida longa à casa e que ela nos brinde sempre com muito rock and roll, blues e suas vertentes. Que a boa música sempre prevaleça.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202