Sarau dos Amigos chega ao 100º encontro cultural em bairro de Campo Grande

Há mais de oito anos artistas e comunicadores reúnem arte, amizade e solidariedade no bairro Universitário

Quarta, 27 De Julho De 2016 às 14h08

Sarau dos Amigos chega ao 100º encontro cultural em bairro de Campo  Grande

Foto por: Marina Torrencilha

Sarau dos Amigos chega ao 100º encontro cultural em bairro de Campo Grande

O Sarau dos Amigos comemora e realiza a edição número 100 nesta quinta-feira, 28 de julho.

Há oito anos e seis meses um grupo de artistas e comunicadores transformam o quintal e a varanda de uma casa em um grande espaço cultural no bairro Universitário, onde já passaram mais de vinte mil pessoas.

O Sarau dos Amigos ocorre toda última quinta-feira do mês com exposições de arte, culinária e literatura, além de apresentações de música, dança, teatro, poesia e audiovisual.

A edição 100 tem espaço para palinhas musicais e declamações para o público que se inscreve durante o evento. Estão confirmadas cantores de Pop e MPB como Alexandre Kenji, Gabriela & Diógenes, Daniele Santana, Kely & Elânio, Luan Saraiva e Paulinho Blue.

O Studio Ayana vai apresentar coreografia de dança no estilo rock and roll.  O Nucleo Sarau dos amigos encena a esquete “Garcon” em homenagem a Reginaldo Rossi.

No quintal o público confere a mostra de artes digitais de Marina Torecilha, feitas à mão, com temáticas variadas sobre seriados, filmes, obras pessoais, Geek. A culinária e economia solidária ganham destaque com a “Eu que fiz” bolos e tortas, artesão Robson Simões, “Doces D´Lu” doces artesanais, “Caminho da roça” plantas artesanais e Otília sanduíches.

Haverá espaço para crianças com atividades lúdicas e pedagógicas promovidas pelo Instituto EDUCAP. A biblioteca livre Sarau dos Amigos disponibiliza várias publicações para serem compartilhadas gratuitamente e o Sebo São Miguel comercializa edições literárias e discos.

SERVIÇO: A edição número 100 será no dia 28 de julho, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será destinado aos atendimentos sociais dos Vicentinos. Mais informações pelos telefones 99215-3082 ou 99237-5807.

HISTÓRIA

Desde a primeira edição em janeiro de 2008, passaram pelo palco cerca de novecentas apresentações musicais, noventa exposições de artes plásticas, trezentas exposições de artesanato e culinária, oitenta peças de teatro, trinta espetáculos de dança, trinta exibições audiovisuais, trinta performances poéticas.

Foram mais de mil e quinhentos artistas e expositores, com público estimado acima de vinte mil pessoas e 7,4 toneladas de alimentos arrecadados.

Tudo começou quando alguns artistas e moradores da região do bairro Universitário se depararam com a necessidade de apresentar suas produções aos amigos e familiares da comunidade. Não havia uma um espaço cultural de referência no bairro, que reunisse várias linguagens e com participação acessível.

Como de vez em quando já se apresentavam na varanda de uma casa surgiu a ideia de fazer um evento cultural acessível e aberto à comunidade em geral.

O Sarau dos Amigos reúne pessoas de várias regiões de Campo Grande, atrai público até mesmo do interior do Estado. É uma iniciativa não governamental, com apoio de amigos, artistas, comerciantes locais e familiares.

A união entre a comunidade e artistas contribuiu para o surgimento de grupos como o Núcleo Teatral Sarau dos Amigos, o grupo “Capsula – Coletivo Tarja Preta de Artistas” e outras parcerias entre artistas e produtores. Diversos moradores do bairro Universitário fortalecem seu trabalho, como o Studio Ayana e Grupo Joias do Oriente, Daniele Santana, artesãos e culinaristas.

Há espaço para crianças com atividades lúdicas e pedagógicas promovidas pelo Instituto EDUCAP, outro parceiro do encontro. A organização do evento criou a biblioteca livre Sarau dos Amigos que disponibiliza várias publicações para serem compartilhadas gratuitamente.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202