Rede social "Orkuti.net" criada por brasileiro, busca usuários saudosos do Orkut

Carol Danelli

Quinta, 02 De Outubro De 2014 às 10h30

Rede social "Orkuti.net" criada por brasileiro, busca usuários saudosos do Orkut

Foto por: Alex Becher

Rede social "Orkuti.net" criada por brasileiro, busca usuários saudosos do Orkut

O Orkuti (orkuti.net) surgiu após o anúncio do gigante de buscas sobre a morte do Orkut. Nesse momento, Becher teve a ideia de criar uma rede social que atingisse seus amigos e algumas pessoas que ainda gostavam da antiga rede do Google. O "i" no final, segundo o criador, se deve à pronúncia que os brasileiros tem, forçando a letra "i" no fim, para deixá-lo mais próximo dos usuários.

Foram três meses de trabalhos noturnos, já que Becher trabalha como técnico em web designer e programação durante o dia. Para criar o Orkuti, ele estudou os pontos fortes de redes sociais de sucesso, como o Facebook, o Google+ e o próprio Orkut, claro.

"Fiz um levantamento do que poderia ter de bom dos três sites e uni em um só, porém com simplicidade e de fácil acesso para os usuários", explica.

Segundo Becher, que trabalhou sozinho, sem nenhuma estrutura comercial ou equipe dedicada, o objetivo de criar o Orkuti é resgatar a essência da interação entre grupos de amigos.

"A ideia é trazer aquele charme de enviar depoimentos, scraps e também de levar as pessoas de volta ao computador", disse o web designer. Pensando justamente no último tópico, o criador pensou em  algo mais simples e funcional. "Boa parte das pessoas tem dificuldade de usar", conclui.

Outro motivo de criação da nova rede social, de acordo com Brecher, é a carência do povo brasileiro. "Ficamos muito reféns de tecnologia de fora do Brasil, e porque não termos algo bom e funcional aqui mesmo", conta Brecher.

Atualmente o Orkuti possui 11 funções que os usuários conhecem bem:

1.  Vibe: o usuário define uma característica de seu perfil, público a todos. São exemplos as características bacana, sexy e legal;

2. Depoimentos: os depoimentos funcionam como no falecido Orkut, podendo o usuário deixá-lo público ou privado;

3. Comunidades: as comunidades no Orkuti é uma mistura dos grupos do Facebook com a comunidade do Orkut. Elas podem ser públicas ou privadas e seus participantes podem criar enquetes, postar fotos, vídeos, hashtags, além de possuir uma capa definindo melhor a ideia;

4. Vídeos: os usuários podem adicionar urls do YouTube;

5. Álbuns de Fotos;

6. Bate-papo: os usuários poderão se comunicar online ou offline com amigos, somente. Há a possibilidade de usar figurinhas;

7. Eventos: os usuários podem criar eventos públicos e privados;

8. Atualizações suas e de seus amigos;

9. Scraps: os queridinhos do Orkut estão de volta. Reunidos em um feed principal, os usuários podem postar fotos, vídeos, hashtags, links e emoticons. Tudo aparecerá no scrapbook;

10. Perfil: uma página dedicada ao usuário, onde aparecerão seus amigos, comunidades e todas as suas interações sociais;

11. Jogos: os jogos em flash rodam no próprio servidor e podem ter players de todas as idades. O usuário pode marcar com estrelas os jogos que mais gostou;

E para quem reclama da invasão de privacidade em outras redes sociais, no Orkuti somente seus amigos podem interagir com o seu perfil.

Como o site foi criado sem a expectativa de muitos acessos, até terça-feira (30), dia do fim do Orkut, a rede social possuía apenas 200 usuários cadastrados. Na mesma manhã, começou o boom de acessos e, no final do dia, o Orkuti contabilizou 10 mil usuários cadastrados, cinco vezes mais acessos que o suportado pelo servidor.

Devido a isso, Becher se viu obrigado a contratar um servidor de grande porte para receber os novos cadastrados.

De acordo com Becher, não houve nenhum problema com o Google quanto ao nome e visual da rede social. "Não tenho nada do Google em minha rede, tudo fiz do zero", explica o criador. 

Fonte: Techtudo

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202