Central de Alimentos distribui 50 toneladas de alimentos a 130 entidades em CG

Terça, 23 De Junho De 2015 às 15h34

Central de Alimentos distribui 50 toneladas de alimentos a 130 entidades em CG

Foto por: Marlon Ganassin

Central de Alimentos distribui 50 toneladas de alimentos a 130 entidades em CG

A Central de Processamento de Alimentos, órgão ligado à Sedesc, realiza semanalmente a distribuição de 50 toneladas de alimentos a 70 mil pessoas, como parte do Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social.

A distribuição de verduras, frutas e legumes é feita a 130 entidades de assistência.

Os alimentos são adquiridos de 300 produtores da agricultura familiar inscritos no PAA. São beneficiados os produtores, que tem a venda da colheita garantida, e as entidades assistenciais.

Segundo Karla Nadai, superintendente do Departamento de Agronegócio da Sedesc, o PAA incentiva a agricultura familiar e também o desenvolvimento das propriedades.

“O produtor é incentivado a ter mais culturas, a diversificar suas atividades. Temos alguns exemplos que só tinham um tipo de verdura e hoje estão com várias folhagens”, explica.

A Sedesc tem técnicos para acompanhar os produtores. Em Campo Grande, são 900 produtores da agricultura familiar.


CPA distribui 50 toneladas de alimentos por semana

A comunidade quilombola Chácara Buriti é um desses exemplos. Há sete anos eles entraram no PAA e sua produção mudou. Hoje, entregam mais de 100 caixas de folhosas ao CPA e também para supermercados. De acordo com Joelton Rosa, que na manhã desta terça-feira (23) entregava caixas de alface e outras verduras no CPA, a participação no PAA mudou a comunidade. “Mudou nossa vida quando começamos a participar do programa, aumentou e teve mais produtos em nossa produção. Hoje entregamos para supermercados também. São quase 30 toneladas de folhosas por semana”, conta.
 

Equipe do CPA cuida dos estoques e da distribuição, com estudos feito por nutricionista

A CPA também cuida das entidades, promovendo cursos e ações socioeducativas para que os beneficiados possam se desenvolver e não precisar do benefício no futuro. De acordo com Gizeli Motta do Prado, coordenadora do CPA, os alimentos passam por triagem e a distribuição é feita por recomendações de nutricionista. Inclusive, os produtores são orientados a trazer o número correto de caixas, para evitar desperdício.

“Por semana, entregamos 50 toneladas de alimentos a 130 entidades, beneficiando 60 mil pessoas. E não apenas entregamos, cuidamos para que os beneficiados busquem se aperfeiçoar, com ações e cursos”, revela.

A Sedesc trabalha para que a agricultura familiar aumente sua produção, já que em Campo Grande mais de 85% dos hortifrútis veem de outros Estados. Diversos recursos e programas da Secretaria buscam melhorar este quadro para benefício da população campo-grandense.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202