Google homenageia hoje a atriz e inventora Hedy Lamarr através do Doodle

Segunda, 09 De Novembro De 2015 às 08h41

Google homenageia hoje a atriz e inventora Hedy Lamarr através do Doodle

Google homenageia hoje a atriz e inventora Hedy Lamarr através do Doodle

A Google decidiu homenagear esta segunda-feira a atriz austríaca e norte-americana Hedy Lamarr com o Doodle especial que celebra o seu 101º aniversário.

Hedy Lamarr já foi descrita como a “mulher mais bonita do mundo”, diz o The Telegraph. Mas não foi apenas pela sua beleza e pelo seu desempenho como atriz que Hedy Lamarr ficou conhecida na sua época. A sua vida foi muito mais rica.

Lamarr nasceu em 1914, em Viena, Áustria, e conseguiu o seu primeiro papel aos 17 anos num filme alemão, tendo sido o desempenho como protagonista no filme Ecstasy, em 1933, que a colocou na ribalta e debaixo dos olhares dos produtores de Hollywood. Ficou conhecida como a Ecstasy Girl.

Antes do filme, Hedy Lamarr era Hedwig Eva Maria Kiesler e foi em Hollywood que mudou oficialmente de nome e assinou um contrato com MGM. Estreou-se no cinema norte-americano em 1938 com o filme Argel.

Mas Hedy Lamarr não marcou o seu lugar na história apenas pela sua presença no cinema. Ela também foi pioneira na área das tecnologias da comunicação.

Inventou e patenteou um sistema de comunicações secretas em 1942, que se veio a tornar fundamental para as comunicações militares e para a telefonia móvel.



O sistema que Lamarr desenvolveu em parceria com George Antheil, um dispositivo que conseguia alterar as frequências dos sinais de rádio, impedia que os inimigos durante a II Guerra Mundial descodificassem as mensagens trocadas.

Embora o sistema não tivesse sido utilizado na época, ele lançou as bases para as tecnologias como o Bluetooth, o GPS e o Wi-fi, amplamente utilizadas atualmente.

Noticias Relacionadas

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202