Acabando?

por Misha Gibson

171 Todo Dia

Terça, 25 De Setembro De 2018 ás 06:00


Tudo tem começo, meio e fim. Tudo. A vida, as coisas, a felicidade, a tristeza.
Este espaço que nos foi aberto em julho de 2013, fez então 5 anos. Falamos de muitas coisas, comentamos muitas aventuras, descrevemos muitas situações. Muitas pessoas nos acompanharam e também nos abandonaram. E o projeto que era para ser dividido a seis mãos, atualmente só tem um par delas. E, devo confessar, são duas mãos cansadas e uma mente sem muito mais para dizer. Ou, quem sabe, uma mente querendo dizer outras coisas, outros projetos.

Tenho também pensado em me aposentar do 171 não porque seja penoso escrever, mas por medo de estar me repetindo sempre. Muitas vezes eu me pego pensando se o assunto já não foi descrito, se as palavras não são as mesmas, se é isso mesmo que quero escrever. Tenho pensado em parar.

Mas, tenho pensado em projetos literários mais ambiciosos, que não quero adiantar agora. Aprendi que é importante calar, tanto quanto é importante falar - ou escrever. (Já falei isso aqui?)

Ao mesmo tempo, eu tenho um carinho imenso por este espaço, que uniu 3 amigos, que me apresentou outros tantos e aproximou gente que eu queria ter pertinho comigo. Aqui eu desabafei minhas inseguranças e angústias, descrevi muitas emoções e chorei muitos amores despedaçados. Como me despedir disso tudo?

Sou muito transparente, não consigo esconder o que sinto. É difícil pensar em parar, mas vejo a cada novo texto o quanto é um processo que me expõe mais do que eu gostaria. Não quero fazer deste espaço o meu consultório psicanalítico particular, muito embora todos os textos  que aqui foram publicados me definam.

O 171 que começou muito despretensiosamente fez 5 anos. E é uma alegria poder celebrar esta vida longa. Mas, será que os assuntos me consumiram ou fui consumida por eles? Será que sou um aborrecimento para quem fica esperando um novo texto, ou será que acumulei mais haters pelo caminho? Será que é muita pretensão minha achar que existe mais alguém acompanhando minhas divagações? Ou será que apenas a internet fica escutando meus pings infinitos em forma de pontos de interrogação?

Sinceramente, não sei se este será o último 171. Pode ser que eu tenha mais alguma coisa para falar, pode ser que eu prefira calar e esperar. Pode ser que eu só precise de outros assuntos, pode ser que eu precise de mais matéria-prima. Pode ser apenas uma piração. Ou pode ser definitivo e eu não consiga sequer ter mais ambição para os outros projetos.

Eu sei que o que me move neste instante é esta dúvida. Cometer sepukku literário (literário, que piada...) ou sobreviver?


171 Todo Dia

Três amigos se revezando, a cada semana, para mostrar o cotidiano de um jeito absolutamente normal.

E-mail: 171tododia@gmail.com

Enquete

Qual o seu candidato a Presidente em 2022?

LulaBolsonaroCiro GomesLuciano HuckOutro

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202