Maturidade

por Misha Gibson, que ainda tem muito o que aprender

171 Todo Dia

Terça, 25 De Novembro De 2014 ás 06:00

Maturidade

Maturidade

Não, não tenho problema com a minha idade. Tenho um certo orgulho das minhas cicatrizes e das minhas rugas. Não tenho muito orgulho do meu peso, mas que pessoa nesse mundo tem? Ah, tá. Esqueci que tem gente que tem corpo perfeito... Mas, enfim, a grande maioria da população se incomoda com a idade, só que deveria mais se preocupar com a maturidade, ou a falta dela. Ou não deveria se preocupar, pensando bem. Porque maturidade é quase um estado de espírito, é quase um nirvana. A gente nunca sabe o que a maturidade significa até que ela te alcança. É, porque a gente nunca alcança a maturidade, ela que acontece.

Dia desses meu pequeno ainda corria de fraldas pela casa. Agora, já é um rapazinho. De pouco em pouco ele vai mostrando que a maturidade vai aparecendo em sua personalidade. Ele já mostra consciência da sua própria bagunça, do ajudar nos afazeres de casa. Tudo bem, ele ainda não tem maturidade para estudar sozinho e também fica inseguro com o se auto definir. Mas, como um amigo me disse, as crianças estão tentando se definir enquanto a gente tenta defini-los. Isso é quase uma emboscada, a gente tem mais é que esperar que eles se mostrem no caminhar, e mostrar os bons exemplos (e os maus também) para que eles tirem suas próprias conclusões. É difícil, a gente tem que ter fé de que a educação que damos será suficiente para que eles decidam sozinhos.

Gente grande também amadurece. Quando se atinge a maioridade, a gente acha que os mais velhos são meio retrógrados ou que querem uma vida sem emoções. Tem gente, que mesmo jovem, tem alma velha. E tem gente que mesmo jovem, tem alma madura. Tenho amigos maduros de alma, é fácil reconhecer essas pessoas. Pessoas maduras reconhecem seus erros e mudam suas atitudes para tentar um novo caminho. Pessoas maduras aceitam que os outros tenham opiniões diferentes. Pessoas maduras se apaixonam, mas não se importam se não são correspondidas. As pessoas maduras sorriem para o amor.

Pessoas maduras não são pessoas de idade. Pessoas maduras simplesmente não se importam com idade, com o que se pensa deles, com o que se deixa de pensar. Pessoas maduras são felizes por estarem vivos, por terem oportunidade de estar com quem gostam. A vida parece mais simples, mais feliz e menos amarga. Tudo tem seu propósito e nada deve ser explicado. O que importa é não fazer mal, nem mesmo sem querer. E que tudo mais vá para o inferno.

Uma pessoa madura me mostrou esta semana que apesar das suas restrições, tudo muda, tudo pode mudar, tudo pode ser conciliado. A vida segue e aceitar que nada é o que era é uma lição que só a maturidade pode trazer. Então, não, eu não tenho problema com a minha idade, nem com a idade dos outros. Eu quero mais que a maturidade me acerte.


171 Todo Dia

Três amigos se revezando, a cada semana, para mostrar o cotidiano de um jeito absolutamente normal.

E-mail: 171tododia@gmail.com

Av. Afonso Pena, 2440 • Centro Empresarial Afonso Pena

11º Andar - Sala 112 - Centro • CEP 79002-074

(67) 3384-6571

(67) 8135-0202